A importancia das habilidades executivas no processo de ensino aprendizagem
As habilidades executivas são um conjunto de processos cognitivos complexos que nos permitem planejar, organizar, priorizar, iniciar, sustentar e ajustar o comportamento em relação a metas de longo prazo.
Essas habilidades são cruciais para o desenvolvimento infantil, pois permitem que as crianças aprendam e se desenvolvam de maneira mais eficaz e independente.
Vejamos algumas habilidades executivas que são particularmente importantes para a aprendizagem da criança, :
Memória de trabalho: a capacidade de manter informações em mente enquanto se trabalha em uma tarefa.
Flexibilidade cognitiva: a capacidade de mudar o foco mental de uma tarefa para outra ou de mudar a estratégia quando necessário.
Controle inibitório: a capacidade de inibir ou controlar impulsos e comportamentos inadequados ou inadequados.
Autocontrole emocional: a capacidade de regular emoções e comportamentos em resposta a situações desafiadoras ou estressantes.
Planejamento e organização: a capacidade de planejar e organizar tarefas, recursos e tempo para alcançar uma meta específica.
É no desenvolvimento infantil que ocorre a construção da vida adulta
É importante salientar que as habilidades executivas são um conjunto de processos cognitivos complexos que nos permitem planejar, organizar, priorizar, iniciar, sustentar e ajustar o comportamento em relação a metas de longo prazo e que seu desenvolvimento varia de pessoa pessoa.
Essas habilidades são cruciais para o desenvolvimento infantil, pois permitem que as crianças aprendam e se evoluam de maneira mais eficaz e independente.
Essas habilidades são importantes para a aprendizagem da criança por várias razões:
As habilidades executivas são de extrema importância para o desenvolvimento social e emocional das crianças.
O autocontrole emocional ajuda as crianças a lidar com situações desafiadoras e a controlar suas respostas emocionais, o que é fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis com seus colegas e adultos.
Ratificamos que, a falta dessas habilidades pode acarretar sérios problemas na vida adulta, como por exemplo a falta de autocontrole que pode ter consequências negativas em várias áreas da vida, incluindo relacionamentos, saúde, finanças e carreira.
É primordial que ocorra o desenvolvimento dessas habilidades, já que quando uma pessoa não consegue controlar seus impulsos, ela pode tomar decisões impulsivas que prejudicam a si mesma e aos outros ao seu redor.
E neste mesmo viés segue também com probabilidade de fraquejar no enfrentamento dos hábitos alimentares, no âmbito financeiro e principalmente nos relacionamentos pessoais e profissionais.
Trazendo essa situações para a infância, por exemplo, o autocontrole emocional ajuda as crianças a lidar com situações desafiadoras e a controlar suas respostas emocionais, o que é fundamental para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis com seus colegas e adultos, o que consequentemente a prepara para a vida adulta.
As brincadeiras podem ajudar as crianças a desenvolver habilidades cognitivas, como a criatividade, a imaginação, a resolução de problemas e a tomada de decisões.
Para uma criança se desenvolver plenamente, existem alguns requisetos importantes que devem ser atendidos como por exemplo, ter uma Família, um teto, uma alimentação saudável, acesso a educação e ter a sua infância respeitada e protegida.
Por sua fragilidade, a criança necessita de um ambiente seguro e estimulante para explorar e aprender.
Isso inclui um lar seguro, brinquedos e materiais educativos adequados à idade, e interações positivas com adultos e outras crianças.
Tudo isso é só uma pequena parcela do que é realmente necessário para o desenvolvimento infantil e que naturalmente teriam que estar acessiveis a todas as crianças.
Porem, sabemos que infelizmente muitas destas, estão longe de ter seus direitos respeitados, apesar de todo amparo legal.
Portanto tenhamos a consciencia de nós adultos somos parte do processo e que precisamos tomar conhecimento, nos posicionarmos para cobrar das autoridades e órgãos competentes a proteção das crianças para garantir seu pleno desenvolvimento.
1 Comentários
Excelente conteúdo!
ResponderExcluir